No processo de implementação de EDI podem ocorrer diversos impeditivos se não houver um bom planejamento.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para você utilizar no seu dia-a-dia e melhorar sua implantação de EDI na sua empresa ou na prestação deste serviço para novos clientes.
A administração precisa estar pronta a oferecer apoio e a comprometer-se com a nova tecnologia e os funcionários devem estar envolvidos no processo de implementação do EDI desde o início.
Para que haja esse comprometimento, é preciso alinhar com a equipe responsável da empresa que será muitas vezes, a intermediária no alinhamento de informações com os parceiros comerciais.
Dentre os parceiros comerciais, define-se como os clientes da empresa. Neste caso, trataremos o termo “parceiros comerciais” como todos os terceiros envolvidos neste processo de implementação de EDI.
Antes de prosseguir com a implementação, determine o alcance das alterações desejadas. Decida, por exemplo, se o EDI será totalmente integrado com outras funções informatizadas, integrado com apenas algumas funções ou iniciado como uma aplicação isolada.
Este fator determinará o nível de complexidade que o sistema terá. Quanto mais integrações a serem realizadas, mais trabalho estará sendo desempenhado no projeto. Dentre as atividades principais encontram-se:
Vale ressaltar que o escopo de atividades do projeto irá variar de acordo com o prestador do serviço. Porém, os padrões e layouts EDI permanecerão os mesmos para todos os clientes, variando apenas com a necessidade de utilização de determinado padrão.
Para implementar EDI sua empresa precisa de alguém, um funcionário interno ou um consultor externo, que possua um nível de mínimo de conhecimento e que possa organizar o projeto de EDI.
Se não houver disponibilidade de um perito interno um funcionário poderá ser treinado para satisfazer essa necessidade. Uma vez satisfeitas essas condições, siga o processo de implementação do EDI de acordo com os sete passos descritos abaixo:
Se estiver implementando EDI a pedido de um cliente, certifique-se de ter compreendido todos os elementos da solicitação. Qual transação deve ser implementada em primeiro lugar? Ela envolve mudanças em seus atuais formulários em papel e processos comerciais? Seria vantajoso, por exemplo, começar com:
O EDI vai acarretar mudanças em procedimentos e processos estabelecidos há muito tempo. Para garantir uma transição suave para essa nova forma de negociar:
Estabeleça um plano de testes com seu parceiro para certificar-se do perfeito funcionamento do sistema. Essa fase do processo é bastante importante, pois neste momento poderão ser identificadas melhorias e personalizações do sistema de EDI.
Além disso, poderão ser identificados os eventuais erros que o sistema está apresentando no ambiente do cliente. É importante resolver essas situações antes que o sistema entre no ambiente de produção.
Após testar o sistema, certifique-se de que os procedimentos operacionais sejam adequadamente documentados e forneça aos funcionários o material de referência atualizado.
Manter disponíveis as informações faz parte de uma boa prática na gestão de projetos. A acessibilidade do cliente aos dados e manuais do sistema devem ser de fácil alcance.
Uma sugestão é utilizar vídeos para facilitar a experiência do usuário na manutenção e utilização do sistema, dentro do seu processo operacional.
Estabeleça uma rotina de manutenção regular e planeje as atualizações de equipamento ou de software após a implementação de EDI. Isso irá ajudá-lo a minimizar as interrupções no serviço. Além de gerar rendimentos e maior performance para o cliente no decorrer do tempo.
Durante este momento, é importante estabelecer um novo contrato de serviços com o cliente, para que este possa estar informado das atividades que abarcam o plano de suporte e manutenção após a implementação de EDI na empresa.
Realize avaliações periódicas do programa de EDI para assegurar que as novas necessidades estejam cobertas e para providenciar recursos para efetuar melhorias no sistema.
Se o projeto é desenvolvido voltado a cadeia logistica em transporte de cargas, você pode consultar o tutorial abaixo para entender como o processo se encaixa no seu negócio:
A mensuração dos resultados através da análise de KPI ajudam a empresa a entender o real resultado e produtividade que o sistema agrega no seu dia-a-dia. Dispor destas métricas para o cliente possibilita maior entendimento acerca do processo também.
Uma vez que o projeto de implementação de EDI esteja estabelecido e funcionando sem problemas, busque oportunidades para aumentar o volume de transações para ampliar ainda mais o projeto para outros parceiros comerciais. A implementação de EDI com outro parceiro será muito mais fácil a partir da segunda vez e certamente mais lucrativa.
Segundo a experiência da equipe Diativa em mais de 20 anos de implantação de sistemas de gestão empresarial B2B, os fatores mais importantes, em ordem de relevância, são:
O envolvimento da diretoria é um ingrediente essencial para o êxito da implementação de EDI. Os diretores precisam estar envolvidos e motivados. Devem ter uma ideia clara dos benefícios estratégicos e operacionais do EDI, além de conhecimento suficiente da tecnologia a fim de estabelecer objetivos realistas para sua implementação.
É necessário um nível mínimo de informatização antes da implementação do EDI. As empresas que usam computadores há algum tempo possuem maior capacidade de julgar o impacto da tecnologia sobre seus negócios e já tem experiência em adotar e integrar novas tecnologias.
Com isto se faz necessário buscar atualizações constantes e melhoria contínua do sistema e processo de implantação do EDI.
O bom planejamento exige a alocação dos recursos adequados e a reunião das informações necessárias. Para que haja um planejamento perfeito ou quase perfeito do processo, é necessário mensurar todas as variáveis apresentadas neste artigo, para isto recomendamos a organização prática deste conteúdo a fim de melhorar seu processo de implementação.
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