A pandemia teve papel fundamental em acelerar projetos de TI para conter o avanço dos prejuízos nas vendas de muitas empresas, e muitos profissionais de Tecnologia foram protagonistas neste processo.
É preciso fortalecer o ecossistema de TI, visando integrar fornecedores, empresas e clientes e acelerar a automação de processos, facilitando assim o desenvolvimento de novas estratégias para continuar no mercado.
Conheça neste post, 6 dicas importantes para você enfrentar esta crise e ajudar seu negócio a crescer.
Os profissionais de tecnologia de todas as empresas, estão sendo fortemente impactados pelas demandas trazidas pela Covid-19.
Muitos estão lidando com mudanças bruscas na estrutura de acesso aos sistemas (pelo uso do acesso remoto), assim como com a preocupação da segurança das informações ou até mesmo como manter os sites sem cair, pelo excesso de tráfego.
Há várias demandas em jogo: desde a avaliação de contratos de fornecimento e estabelecimento de parcerias com fornecedores estratégicos, cuidados com ataques cibernéticos e até a revisão dos serviços de TI, para verificar se estão contribuindo para os resultados de curto e médio prazo das empresas. Adaptação, este é o nome do jogo.
Veja abaixo 6 dicas práticas para você aplicar no seu dia a dia:
Repense sua estrutura e projetos em andamento. Avalie os contratos de fornecimento e fortaleça parcerias com fornecedores alinhados à sua demanda. Revise os problemas crônicos de seus sistemas e atue na causa raiz, eliminando os gastos com soluções de contorno. Crie indicadores de custo para acompanhar, pois eles serão a base para suas decisões.
Analise a jornada dos clientes e entenda onde estão os gargalos de performance em seus sistemas. Considere utilizar a tecnologia Cloud para diminuir custos de armazenamento. Busque a otimização de aplicações e componentes tecnológicos para reduzir custos de manutenção.
Revise sua estratégia de crescimento, pois as infraestruturas tradicionais não permitem crescimento na velocidade demandada atualmente. Considere avaliar e até renegociar contratos com provedores Cloud. Avalie com cuidado todas as suas aplicações e sistemas, revisando etapas na busca por melhor utilização dos recursos atuais e transferência do restante para Cloud.
Prepare sua equipe de TI para atender cada vez mais demandas dos usuários, experimentando modelos de colaboração e agilidade na entrega e tomada de decisão. Adote plataformas de colaboração e incentive seu uso, principalmente quando a equipe está toda remota. Automatize também a esteira de entrega da TI, diminuindo a intervenção humana e fortalecendo a integridade e segurança das informações.
Dissemine a importância das boas práticas de segurança das informações da empresa, seja em casa ou presencialmente, tanto para os colaboradores quanto para terceiros. Atue em conjunto com a equipe de gestão de riscos para conter quaisquer ameaças ou fraudes nos sistemas. Mantenha especial atenção aos dados pessoais que circulam em seus sistemas já tratando dos impactos da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) no seu negócio.
Identifique atividades repetitivas realizadas por humanos que perderam performance neste período. Avalie se o segmento de atuação da sua empresa teve aumento nos volumes de processamento, pois muitos processos de back office podem ser automatizados rapidamente. A automação de processos melhora o custo operacional, reduz ou otimiza custos com a equipe e diminui perdas ocasionadas pela não realização de atividades e/ou por backlog represado pela falta de mão de obra.
Veja aqui a pesquisa completa da Pwc sobre este tema!
Quando falamos em automação de processos, passamos a repensar processos internos e a integração de informações com fornecedores e clientes. Esta é a essência da transformação digital.
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