O que é EDI? Eletronic Data Interchange, um modelo de integração que facilita a sua vida

Dentre os vários tipos de integração de sistema, o “EDI” é um dos modos de padronização de comunicação interempresarial que facilita a vida dos analistas de operação logística e de várias pessoas. Veja neste artigo o que é EDI! O Intercâmbio eletrônico de dados, funciona de modo a disponibilizar a informação entre empresas de modo constante e seguro.

Se você necessita integrar uma informação do seu sistema ERP, com o sistema de um fornecedor ou parceiro comercial, o EDI pode lhe ajudar!

Em um cenário prático, ao emitir uma cobrança para um parceiro comercial / cliente, em um sistema de produção, iria ocorrer muitas falhas durante o procedimento de faturamento. Para que a sua cobrança chegue devidamente no seu cliente, de forma constante e sem impedimentos, pode-se utilizar a integração EDI.

Este modelo EDI é somente um dos tipos integrações que pode ser realizada, a integração de cobrança por exemplo, é chamada de “INVOICE”.

1. Automatização de cobrança de clientes utilizando EDI

A principal utilização de EDI pelas empresas, é no processo de cobrança dos clientes. Nos dias atuais, faturar para um cliente pode ser rápido, mas, se o cliente esquece a fatura ou não paga ela por qualquer motivo, dificulta o trabalho do faturista, fazendo com que ele tenha que recobrar ou relembrar os clientes a respeito dos pagamentos.

Para isto, quando uma empresa do setor industrial / produtivo, realiza a adoção de um padrão EDI, a integração de cobranças é realizada de forma automática. Sendo assim, quando o faturista emite a cobrança ela é automaticamente integrada no sistema do cliente / parceiro comercial.

2. Programações de entrega, validações e emissões fiscais

No setor automotivo, uma das grandes vantagens da adoção do EDI é a facilitação e organização do processo produtivo de fornecedores.

Atualmente, quase todas as grandes montadores (GM, Renault, Ford, Volkswagen, Mercedez, dentre outras), tem como pré-requisito a utilização de EDI pelos seus fornecedores de peças para produção.

As programações de entregas DELJIT (Delivery Just In Time), são um modelo de integração EDI de planejamentos produtivos diários. Este modelo / Layout EDI, é adotado pelas montadoras de veículo antes citadas.

Quando são integradas as programações, é geralmente utilizado um sistema EDI de visualização e/ou controle de monitoramento, para que o setor de produção das grandes fábricas de autopeças se organizem previamente.

3. Controle de Avisos de embarque (ASN) e Aviso de despacho (AVIEXP)

Para que as entregas funcionem de acordo com o programado, é necessário que o comprador / parceiro comercial, valide os seus recebimentos com um aviso de embarque ou de despacho / expedição, para que tenha controle de suas entradas de materiais.

Sendo assim, uma transação EDI funciona e é circundada por esta integração importantíssima. O que ocorre durante o envio da mercadoria, é o que validará o processo final de entrega. Se um transportador chega no cliente / parceiro, sem o Aviso de embarque e o parceiro esteja esperando os produtos de acordo com o programado, pode ser gerado uma multa para o cliente que invalidará o lucro da venda.

Neste caso, a adoção de uma integração EDI exige a disciplina dos fornecedores para manutenção da cadeia produtiva, conforme é acordado na programação de entrega.

7 Principais benefícios de usar EDI na sua empresa

  1. Automação de processos, evitando digitação de dados;
  2. Integração entre seu sistema ERP e do fornecedor / Parceiro Comercial;
  3. Melhoria da comunicação entre clientes;
  4. Confiabilidade das informações trafegadas;
  5. Visualização dos dados dispostos por meio de relatórios;
  6. Planejamento de entrega de produtos, através de programações integradas;
  7. Otimização na cobrança dos clientes  / Parceiros comerciais.

Além destas vantagens de se utilizar o EDI na sua empresa, veja abaixo também, algumas curiosidades sobre esse tipo de processo.

  • O EDI geralmente é utilizado por transportadoras que desejam automatizar seus processos.

  • Dentre as deliberações dos padrões EDI, maioria destes são iguais no mundo todo.

  • Há integrações EDI na indústria de varejo, onde até um comerciante pode otimizar a organização de vendas.

  • As comunicações EDI são asseguradas geralmente por empresas de telecom.

Vale a pena utilizar EDI no seu negócio?

Muitas empresas (corporações), utilizam este tipo de comunicação com seus parceiros comerciais (fornecedores). Geralmente, quem dita a utilização do EDI é o próprio cliente. Veja, se ele precisa controlar a entrada e entrega de matéria prima para seu produto, ele necessita automatizar este tipo de controle.

O controle do Aviso de embarque, é uma opção de EDI que geralmente é utilizado por empresas montadoras de veículos.

Se você deseja integrar com alguma montadora, você pode ver as integrações que possuímos, nossas soluções garantem a confiabilidade na entrega do ASN.

Avaliando todas essas questões, uma forma de avaliar a utilização do EDI no seu negócio, seria através de uma consultoria especializada que pudesse verificar junto com você, se esta estratégia é compatível com seu modelo de negócio.

Os ganhos de performance obtidos a partir de sistema edi

Dentre as várias possibilidades de implementação de edi, há muitas opções de integração com sistemas WMS, TMS, ERP e dentre outros. As rotinas de integração podem abranger toda a cadeia logística da empresa.

As configurações de layout podem ser utilizadas de acordo com a necessidade de integração. Ao iniciar um projeto os ganhos com performance são imediatos, dado que as operações que antes eram manuais se tornam automatizadas.

Veja como você pode obter um ganho maior de economia empresarial, produtividade e resultados com o nosso sistema Webplan Viaedi