Uilização de sistema EDI em montadoras de veículos

Atualmente, a tecnologia em sistema EDI é mais utilizada em empresas montadoras de veículos. Mas, e no seu caso? Há espaço para utilização deste tipo de sistema na sua empresa?

As empresas montadoras de veículo, utilizam a comunicação interempresarial com seus parceiros comerciais, para otimizar a produção ou montagem dos veículos. Para isto, são utilizados recursos e processos para controle e recepção de matéria prima para fabricação de seus produtos.

No que tange a utilização de sistema EDI no mercado automotivo, é mais aplicado na regulação de entrada e saídas de caminhos por meio do ASN (aviso de embarque). Neste caso, os fornecedores (parceiros comerciais) realizam a produção dos materiais por meio do controle de programações de entrega.

Análise do fluxo de operações interempresariais com sistema EDI

A melhoria dos fluxos de operações de produção, pode resultar em maiores controles e rendimentos para a empresa. Para isto, ter um sistema no qual pode-se identificar corretamente as programações de entrega, facilita a vida do operador.

Para isto, o sistema EDI mais adequado ao processo, deverá disponibilizar informações suficientes para que os colaboradores e analistas de negócios, possam identificar melhorias no processo de transações.

Estar no controle das entregas com montadoras de veículos e dentre outros parceiros comerciais, facilitará a identificação destas melhorias. A utilização e mensuração dos dados dispostos pelo sistema, auxiliará na avaliação e análise deste fluxo de operações.

Além disto, monitorar o recebimento dos dados pelos parceiros comerciais, se faz necessário para manutenção do processo. Ao ocorrer alguma falha no processo de entrega, seria ideal ter uma equipe a sua disposição para que possa suprir ou corrigir a demanda no instante que ocorrer.

Neste caso, a Diativa dispõe de uma equipe de suporte técnico especializada no atendimento direto com áreas de negócio, TI e logística da empresa. Saiba mais sobre a equipe da Diativa!

Utilização de programas de EDI para automações interempresariais

Adentrar a um processo de automação interempresarial, envolverá o controle de processos em ambas áreas de negócio das empresas. Identificando um processo que pode ser automatizado, a empresa poderá viabilizar a utilização de uma integração.

Após a validação interna da possibilidade de uma integração, pode-se então verificar a possibilidade de realizar a implementação de EDI.

A Diativa trabalha com vários tipos de integração, veja abaixo alguns dos processos que podem ser automatizados:

  1. Integração de NF-e de recebimento;
  2. Integração de EDI e encaminhamentos utilizando softwares de VAN;
  3. Utilização de sistema EDI para automações interempresariais de cobrança de fretes;
  4. Integrações EDI com parceiros comerciais de montadoras de veículos;
  5. Utilização de EDI com fornecedores de matéria prima para produções;
  6. Controle de programações de recebimento através de diversos protocolos EDI.

Se você deseja maiores informações sobre a utilização de um sistema EDI ou se deseja obter um orçamento, clique aqui!